PSICÓLOGO ESPECIALISTA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA CAPACITA OFICINEIROS E VOLUNTÁRIOS

     No dia 28 de maio, os oficineiros e voluntários do Projeto Vida puderam assistir e conversar com o psicólogo Dionísio Banaszewski, professor universitário e especialista em dependência química há mais de 20 anos.


     
       Durante o encontro, o psicoterapeuta compartilhou um pouco de suas experiências em unidades de tratamentos, consultório e  também na orientação e prevenção em empresas e escolas. Um dos aspectos levantados pelo professor é que substâncias psicoativas - tanto lícitas como ilícitas, estão associadas ao "bio-psico-socio-espiritual", ou seja, envolvendo todas as áreas do ser humano. 

      Outros fatores comentados, em relação à prevenção de drogas, foi que normalmente, o usuário de Crack (uma das drogas consideradas mais degenerativas) não iniciou sua dependência nesta droga, e sim em outras consideradas "leves" - como maconha, ou até por drogas lícitas, como álcool e cigarro, as quais possuem pouca evidência quando se levanta o tema de prevenção às drogas e falta políticas públicas voltadas para esses casos.



      Dentre os muitos assuntos, o psicólogo abordou também o envolvimento da família tanto no tratamento quanto na recuperação. "Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a importância do tratamento vinculado à família. Devemos ter em mente as dificuldades que as pessoas da família passam e também que elas estejam prontas a acompanhar o dependente químico, pois este pode até passar por internamentos, utilizar medicamentos, mas sem o apoio da família, a tendência é cair de novo."  Comentou a voluntária do Projeto Vida, Mara Rubia de Oliveira, formada em direito e pesquisadora na área de internamento compulsório.


     Durante o encontro, os voluntários que trabalham com prevenção às drogas dos projetos itinerantes e da Sede Social do Projeto Vida puderam perguntar e tirar suas dúvidas quanto à prevenção e a recuperação de dependentes químicos. " É importante nos mantermos informados nos assuntos voltados às drogas, pois estaremos prontos para enfrentar determinadas situações e  isso melhora o nosso tato com as pessoas e para realizar a prevenção de forma mais eficaz."  disse Mara.

      O psicólogo Dionísio Banaszewski foi professor universitário da atual psicóloga do Projeto Vida, Tatiane Calaça da Silva, e pode conhecer como é a instituição e como ela atua na prevenção aos vícios. Para mais informações sobre o assunto, acesse o blog http://paposobredrogas.blogspot.com.br/ mantido pelo psicólogo. 

Comentários

Postagens mais visitadas