O PODER TRANSFORMADOR DA EDUCAÇÃO

    Como transformar nossa realidade?  Pensando a respeito, o Projeto Vida percebeu que para se alcançar esse objetivo, deve-se investir na educação de quem ainda está decidindo seu papel na sociedade: crianças e adolescentes.  Para isso, desde 2009 existe a Escola Social, que atende cerca de 200 crianças e adolescentes com diversas atividades.



            A Escola Social do Projeto Vida localiza-se na sede da instituição, em Curitiba – PR. Ali, voluntários têm a oportunidade de compartilhar suas habilidades – dança, música, teatro, esportes, informática – e também valores de vida, caminhos a serem seguidos, tornando-se uma referência e uma oportunidade de mudar a trajetória de cada um.

        A Educação, na Escola Social, é vista de forma completa: além das habilidades convencionais -  como português e matemática –  os alunos devem desenvolver também competências socioemocionais, como por exemplo autoconhecimento, capacidade de resolver conflitos, relacionamento interpessoal e tomada de decisões.

            Além disso, há um acompanhamento familiar por agentes sociais multidisciplinar que visitam cada família, analisando suas condições e necessidades  físicas e emocionais,  e conhecendo o contexto de vida de cada aluno da Escola Social.  
           
ARTE e CULTURA
          

        Dentro de uma educação, a cultura é reconhecidamente transformadora. No Projeto Vida, diversos tipos de talentos artísticos têm espaço: música, dança, teatro e graffiti.  Na área de música, a formação da Banda Sinfônica Vila Barigui é uma conquista, sendo que muitos dos alunos iniciaram desde a teoria musical no Projeto Vida. Para o maestro e coordenador Diego Alves da Silva, é gratificante vê-los tocando e se apresentando. “Quando surgiu a ideia da banda sinfônica, nem todos acreditavam nesse sonho e havia muitas dúvidas,  e com nossas apresentações mostramos que é possível, sim! Eu fico muito alegre ao ver essas crianças e adolescentes tocando, estou com o sentimento de cumprir minha missão."

            Dança e  teatro também são opções para os alunos. Passando por uma seleção para ingressar na Companhia de Dança – ArteMove e na Companhia de Teatro – T’átrios,  em que muito mais do que apenas preencher o tempo vago, ensina técnicas e valores para eles. No ano de 2013, eles criaram e apresentaram o espetáculo “Se nos ferem, não sangramos?” que abordava o combate às diversas manifestações de preconceito. 


A cidade está mais colorida! As aulas de graffiti canalizam a potencial e energia das crianças e adolescentes, transformando “pichadores” em graffiteiros  e ensinando uma cultura de respeito e arte.


              
ESPORTES
          
         “Bola na rede pra fazer um gol, quem não sonhou em ser um jogador de futebol?” já dizia a MPB. O Projeto Construindo o Futuro atua exatamente nesse imaginário: mostrar um futuro diferente para cada criança através do esporte. A Escolinha de Futebol, Oficina de Iniciação ao Voleibol e a Oficina de Skate tiram as crianças da ociosidade, do sedentarismo e proporcionam um momento de interação e convívio. Para Luiz Henrique Vieira, oficineiro da Escola de Futebol, os alunos têm melhorado não só no esporte, mas em comportamento. “Estamos muito felizes em ver o desempenho dos nossos alunos taticamente, mas principalmente o desenvolvimento da disciplina deles. Durante o jogo, os alunos se comportam muito bem e demonstrar respeito pelo adversário.” Este Projeto é apoiado pela Secretaria de Esporte e Lazer da Juventude de Curitiba (SMELJ).


           
ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS


                   Com o objetivo de colaborar com a reinserção social de crianças e adolescentes considerados em situação de risco – famílias desestruturadas, educação precária, ambiente de drogadição - os projetos socioeducativos oferecem uma série de atividades que desenvolvem o relacionamento interpessoal, capacidade comunicativa, habilidades sociais, inclusão digital, artes e esportes e lazer. Dessa forma, inicia-se um processo de transformação social com cada criança e adolescente, o qual deixa de ficar ocioso na rua.

Comentários

Postagens mais visitadas