CONCLUSÃO DE OFICINAS DE INFORMÁTICA E LIBRAS

Ontem, 06.08.2015, foi realizada a 9ª Formatura dos inscritos nas Oficinas de Informática do Projeto Construindo Sonhos – Inclusão Digital e Preservação Ambiental.  Na   mesma  noite  também foram entregues os certificados de Conclusão da Primeira Turma de LIBRAS – Língua   Brasileira de Sinais, sob a coordenação da Instrutora  de Libras e facilitadora de Oficinas Suelen  Santana do Patrocínio.  Após a abertura do evento com as palavras da coordenadora e facilitadora de oficinas do Projeto de Inclusão  Digital  Maria Leonor Piras,  do Presidente da entidade Paulo Pereira de Novaes e da Pedagoga Luiza Pires P. de Novaes  foram entregues os certificados aos inscritos.
Segundo a coordenadora Maria Leonor Piras a turma foi muito participativa desde o início mantendo uma boa freqüência. Alguns participantes não queriam que o curso terminasse e se sentiam entristecidos pelo término das atividades. Um relato que emocionou foi a de uma participante que aprendendo a anexar documentos em e-mails  conseguiu  falar com a filha anexando  a imagem de uma flor. Imediatamente a filha respondeu  dizendo estar orgulhosa da mãe,   porque ela não imaginava que um dia a mãe conseguiria enviar um e-mail tendo acesso ao mundo virtual. A resposta  trouxe muita emoção e lágrimas. Outro fato interessante constatado é a presença de dois casais, que juntos participaram do início até o final das oficinas executando todas as atividades propostas, ressalta a coordenadora.
Na oficina de Libras um fato muito interessante compartilhado pela instrutora Suelen, foi a de um inscrito que apresentava bastante dificuldade na escrita e até mesmo  na fala. O participante foi um exemplo de superação comentou Suelen, pois ao final da oficina, ele se comunicava  em libras com perfeição executando os sinais, destacando-se no momento de soletrar as palavras. Mesmo sendo a primeira turma a concluir a oficina os participantes mostraram muito interesse, nas pesquisas, na conclusão das tarefas, não tendo contato anterior com a linguagem em sinais. Esse fato  segundo a coordenadora motivou a realização das atividades. Percebeu-se a valorização do aprendizado e a oportunidade de capacitação.
Estiveram presentes no  evento cerca de 60 pessoas que após a  entrega dos certificados participaram de um jantar e de um momento de confraternização.
Ivanilde Regina Santana – Elaboração de Projetos Sociais da entidade.


Comentários

Postagens mais visitadas