VIDA CONSCIÊNCIA E ATITUDE





O Projeto: VIDA CONSCIÊNCIA E ATITUDE atende crianças e adolescentes de 06 a 15 anos e suas famílias,  com o desenvolvimento de temas importantes como: Diferença entre gerações, Álcool, Drogas e outros vícios, Bullying e outras violências, Os perigos do uso indevido da internet e conflitos familiares.  Os temas são apresentados primeiramente aos facilitadores que atuam nas oficinas, mensalmente, depois aos pais e responsáveis, bimestralmente. Os encontros com facilitadores de oficinas vem acontecendo desde março e pela relevância dos temas a reflexão tem sido muito positiva. Os problemas muitas vezes comentados nos encontros,  são enfrentados pelas famílias e pelos participantes dos projetos na sede social. Dessa forma a equipe é orientada através dos palestrantes com experiência em cada área de debate, sobre o melhor posicionamento frente aos problemas e a forma de resolver as questões. Foram palestrantes até este mês, Marco Antonio da  Silva (Conflito de Gerações), Herbin Benavides (Alcool, Drogas e outros vícios) e Jessica Miyake Coe keppe (Bullying e outras violências). Além disso, através de uma parceria com IPTRAN – Instituto Paz no Trânsito, os participantes de 06 a 15 anos recebem informações e conscientização sobre trânsito seguro, enquanto ocorrem as palestras com os facilitadores  de oficinas, uma vez por mês.
 Nos encontros com pais e responsáveis o objetivo é reforçar os mesmos conceitos passados aos facilitadores, ou seja,  que tanto na entidade como em casa,  a criança ou adolescente  possa encontrar  o melhor caminho para o enfrentamento de suas dificuldades nas áreas temas dos encontros. Uma das equipes do Projeto Vida acompanha o projeto e participa com a organização das oficinas e apresentações de teatro.
Segundo a facilitadora de oficina Levina Moreira,  responsável pelas visitas às famílias, as capacitações servem como ferramentas para identificar os problemas relacionados às crianças e suas famílias nas visitas. Nas oficinas de Lúdico,  que ensinam valores,  ajuda a trabalhar com cada situação tratada  nas palestras.
Para a pedagoga Luiza Pires P.  de Novaes, responsável pela coordenação  pedagógica dos projetos sociais da entidade, a grande colaboração das  capacitações é o conhecimento adquirido e reflexão sobre os  temas abordados que auxiliam na execução das atividades com as crianças. Quanto aos pais comenta a pedagoga, os encontros tem proporcionado a aproximação e integração das famílias com relação à entidade e aos facilitadores, mostrando bastante interesse sobre os assuntos apresentados.  As crianças e adolescentes também são alertados a respeito dos assuntos apresentados, em especial, sobre as drogas, pedofilia e futuramente, sobre os perigos da Internet. É de fato, uma capacitação para o trabalho e de grande auxílio nas relações familiares.
O Projeto tem convênio com a Fundação de Ação Social de Curitiba, sob nº 4803. Ivanilde Regina Santana                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          







Comentários

Postagens mais visitadas