PROJETO DE INTERVENÇÃO



No dia 13 de Abril foi realizado o último encontro com pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes que participam dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos da entidade. As estagiárias Alessandra Mendes do Nascimento e Marta Nascimento desenvolveram um projeto de intervenção direcionado  às vulnerabilidades sociais observadas na região onde se localiza a sede social do Projeto.  Foram realizados 04 encontros com os inscritos e, 03 com os pais. 

O objetivo do projeto é deixar claro aos pais que no bairro existem vulnerabilidades como drogas, crimes, abusos nas mais diferentes formas, e que os pais exercem um papel muito importante no sentido de orientar e proteger, não deixando as crianças  expostas à essas situações de vulnerabilidade. As estagiárias desenvolveram palestras, dinâmicas, rodas de conversas, questionários, slides, vídeos entre outras atividades.


Segundo Alessandra, “durante os encontros as crianças tiveram tanta confiança  no trabalho realizado que nas dinâmicas compartilharam situações bem particulares  como: falta de diálogo em casa, violência verbal e física, abandono, proximidade com o tráfico de drogas, consumo de drogas na família e  falta de carinho. Elas falavam com tanta naturalidade sobre as suas dificuldades que cheguei a ficar emocionada diante dos relatos. Interessante é que esse tempo acabou consolidando um elo de amizade e confiança não somente com as crianças, mas também com os pais.  Desde o início do projeto recebemos todo apoio da diretoria, área pedagógica,  psicologia  e projetos sociais da entidade e  da assistente social Samantha Tatiane Ferreira  que acompanhou todo o desenvolvimento das ações”.


Para a estagiária Marta a contribuição da execução do projeto foi muito importante porque trouxe a vivência prática do conteúdo estudado em sala de aula, a vivência e utilização dos instrumentais elaborados passo a passo para o alcance dos objetivos propostos.  Um  outro fator importante é conseguir executar um projeto aprovado pelos coordenadores e diretores da entidade. Todas essas experiências acabaram gerando um grande sentimento de realização pessoal”.

Sempre depois dos encontros era servido um delicioso lanche proporcionando um momento de proximidade entre os participantes, crianças e adultos. 



Comentários

Postagens mais visitadas